Archives

0

O motivo do orgulho.

Isis Cardoso quarta-feira, 15 de setembro de 2010
 Então me perguntam: "Por que toda essa banca em ser carioca?" 

Por que não teria?

Eu acordo todos os dias com o Sol batendo nas cortinas alaranjadas do meu quarto, minha mãe as pôs com este propósito, mas nem sempre o Sol me desperta antes do meio dia. Respiro e sinto cada molécula de carbono no ar inundando meus pulmões impuros pela bronquite que cada ano piora. Os pássaros cantam, e minha mãe reclama deles, ela acha irritante todos esses trinados, piados, gorgeios e assovios. Abro a janela e nada do cartão postal que mostram na televisão: só um monte de casas, a fábrica que tem as janelas de frente pro meu quarto e o céu azul, quase totalmente limpo e plenamente ensolarado.

Sim, a vista da minha janela.

Bocejo, e ainda com sono ouço um pouco de música, mas nada de bossa nova. Talvez um pop chiclete, um grunge resmungão, uma baladinha romântica ou algo dos anos noventa para baixo - sim, sou nostálgica . Escovo os dentes e me olho, nem linda nem cheia de graça, mas sonolenta e com os cabelos despenteados.

Tomo um banho - de chuveiro, não de mar, e faço minhas coisas normalmente: tarefas domésticas, almoçar, rir com meu irmão, ver televisão, entrar na internet, lavar a louça, outro banho, um café da tarde, volto para a internet e fico na frente do computador até ser dito 'chega' para mim.

Mas o que me conforta é que eu posso, com um pouco de sorte, dinheiro ou cartão de transporte, sentar em um ônibus, bem cedo, ficar fatigada olhando pras casinhas iguais e chegar, com meia dúzia de amigos pra olhar o mar e sentir essa conexão que acho que mais ninguém em outro estado sente quando o ar salgado invade as narinas, a areia penetra os chinelos e o som do mar ecoa nos ouvidos. Mesmo sem o Cristo de braços abertos, mesmo meu Pão de Açúcar sendo o pão doce da padaria da esquina, mesmo nem todo  mundo sendo bonito, legal e simpático, mesmo só tendo visto o Maracanã pela tv, nos jogos do meu Flamengo (que só tá me dando vergonha mas deixa pra lá) ... É o lugar onde eu me orgulho de morar.



Porque TUDO isso é o Rio, de Janeiro à Janeiro. E eu vivo aqui, desde quando nasci.
0

Quando você sabe que tem sorte.

Isis Cardoso sábado, 4 de setembro de 2010 ,
Oi ! Chegando ao centésimo post... que bonito isso, pessoas! E eu ... não vou ensinar vocês a fazer simpatia, nem vou dar os números do próximo sorteio da MegaSena... Só queria falar sobre uma coisa com a qual eu tenho sorte.

Tá, mais uma vez vou falar de amigos meus... Mas dessa vez eu vou mais fundo do que isso: eu vou falar da minha consciência, da minha alma e da minha admiração.

Pode chamar de piegas se quiser, ok .



CONSCIÊNCIA: Você conhece sua consciência ainda criança, e acha ela chata, emburrada e malcriada. Ela também não te acha um poço de simpatia e espontaneidade infantil, mas por algum motivo a vida torna vocês tão próximas que as pessoas até acham que são a mesma pessoa . Ela é uma ótima ouvinte: você pode chorar, gritar, esbravejar, reclamar da sua família e da sua vida... e ela vai te dizer a verdade, que no princípio vai ser uma droga para ser ouvida, mas a dor é necessaria pra limpar uma ferida, não ? E é por isso que ela é tão importante pra você, porque ela te mantém sendo quem você é, mas sempre melhorando, mesmo que involuntariamente. E se você [hipoteticamente, claro] for  Isis Cardoso, sua consciência não é o grilo falante do Pinocchio. É a Larissa Lima.

E essa é a minha consciência.

ALMA:
Sua alma vem de encontro a você quando menos se espera, até mesmo do fundo da sala de aula no primeiro dia quando você se apresenta à classe - e ela grita "VOCÊ ROUBOU MEU NOME " .Você olha pra ela e só vê uma pessoa comum, que se acha até demais pro seu gosto. Mas o tempo é senhor em revelar as coisas, e te mostra que por trás daqueles tapas, insultos e palavrões tem uma pessoa maravilhosa, simpática, gentil, sentimental, carinhosa e tão doida quanto você. Ela te ensina a amar, a se curar, a se priorizar, a viver ... e a se vestir tb, olha que versátil! Assim, você sabe o que te faz sorrir ou chorar, mas aprende a realçar a felicidade das coisas simples, como Frutilly de morango . Se você FOSSE eu [que não é, thanks GOD], sua alma seria a Isis Oliveira.

Minha alma ._.
ADMIRAÇÃO: Olhe nos olhos de alguém, e quando você olhar essa pessoa, busque as melhores qualidades dela. Defeitos, pra quê lembrá-los? A vida pode ser muito deprimente às vezes, mas... vamos rir de tudo isso até quase estourar as bexigas? Vamos tornar coisas bobas em momentos inesquecíveis, frases idiotas como marcos históricos, um pequeno recinto da escola como o "lar" de uma "família", vamos sorrir enquanto a velhice não nos tira os dentes, vamos viver INTENSAMENTE! Se um dia você agir assim... não vai conseguir minha admiração, porque ela é de alguém que CRIOU esse jeito "retardante/isso é Calypso/Ai.Meu.Pé." de ser... e ela , a Karime Hanna, é o alvo da minha admiração, por tudo isso e muito mais.

E essa é a Karime.
Então... pode dizer, eu realmente TENHO sorte, né?!

Fiz esse post com as primeiras luzes do dia 3 de setembro de 2010 começando a brilhar... e quase vi o Sol nascer nessas 05:52 [se não fosse pelo muro em frente à minha janela... que droga!] . Quase me esqueci de como isso é bonito... mas um dia eu posto sobre tal coisa.

E um dia eu também explico o que é "Isso é Calypso / Ai. Meu. Pé." Um dia... não tô prometendo nada !

Dosador

mL
 
Copyright 2010 Um pequeno vírus